11.8.09

A humanidade, que tem como base o amor ao próximo e ao mundo, e a educação, que é a condição de possibilidade de respeito pelos outros, são os pilares desta filosofia confucionista, que muito preza também a justiça, ou equidade, e a prudência - fundamentais para que o povo não sofra com as decisões dos governantes.
Mas o que torna Mâncio em mais do que um mero seguidor de Confúcio é a defesa do amor-bondade, que ele encontra, em bruto, por exemplo, nas relações entre marido e mulher, pais e filhos. Se os maridos e os pais massacrarem por sistema as mulheres e os filhos, com as suas ideias, certezas e admoestações, estão a cometer um grave erro, que se traduz num preço elevado: pagam-no com o distanciamento dos familiares.
Não obstante, repetimos, o mais original da teoria de Mâncio é aquele que o aproxima de uma filosofia um pouco mais naturalista, quando defende que um homem adulto não deve perder os seus sentimentos de simplicidade de criança (Livro IV, secção B, XII), ou seja, a sua bondade natural, aquela de que muitos de nós sentimos falta, nas lutas que somos obrigados a travar diariamente e um pouco por todo o lado. Para quem se sente mal, por isto ou por aquilo, penso que ideias como estas são bem reconfortantes:
'A tendência da natureza humana para o bem é como a da água para baixo. Não há ninguém inclinado naturalmente para o mal, como a água não tende senão para baixo.'" (Livro VI, Secção A, cap.2-2)
pág.262

"Passo a resumir a perspectiva budista, que tanto me ajudou a encarar a realidade da morte. Todos os fenómenos da vida, com seres incluídos, são impermanentes. Aqueles de que muito gostamos, por um motivo ou outro, vão desaparecendo do nosso horizonte, nós próprios não duramos eternamente, embora alguns 'iluminados' julguem que escapam à lei natural da constante transformação. A vida é composta por estados transitórios, aos quais o budismo tibetano, por exemplo, dá o nome de bardos."
pág 253

Ana Cristina Alves, Crónicas da China, editora COD

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share