23.2.10

O novo Ano Lunar

VIDA nova no ano do Tigre? Fique com a lista de tradições para esta quadra e para os próximos tempos

Por: Alice Kok, Tomas Tse e Kelvin Costa


O ano novo lunar é sem dúvida a mais importante celebração da cultura tradicional chinesa. A maioria do povo chinês acredita que a passagem para um novo ano significa uma mudança para melhor.
Este período proporciona também uma merecida semana de férias para muitos. O desafio que aqui colocamos é sair do registo descanso-jogo-compras. Os costumes chineses são fascinantes e podem dar um novo sentido a estes dias…

Quinta-feira, 11 de Fevereiro / 28.º Dia: “Dia de Limpeza”

O chamado “vigésimo oitavo dia de Limpeza” é o primeiro dos últimos três dias do velho ano lunar. Tradicionalmente começa-se a preparar o novo ano a partir deste dia. De acordo com a tradição, se formos ao cabeleireiro neste dia para lavar o cabelo, seremos protegidos de doenças e outras desgraças.

Todas as famílias devem limpar as casas neste dia e durante as limpezas, deve-se separar roupas que não usamos para doá-las aos pobres.
Em Macau, e para além do centro de recolha de roupas da Caritas (Largo de Santo Agostinho, 1 A, tel: 2857 3297), há ainda a associação caritativa “Salvação” que também redistribui roupas e outros bens usados (mas em bom estado!). O ponto de recolha fica junto às Portas do Cerco. Ligue para 28432888 para mais informações.

Sexta-feira, 12 de Fevereiro / 29.º Dia: “Dia da Decoração”

O dia anterior à véspera de ano novo é o “Dia de Decoração.”
Neste dia, todos se atarefam a enfeitar as casas com papéis vermelhos com ditados chineses sobre sorte. O vermelho sempre foi visto como uma côr auspiciosa na cultura chinesa e as flores são também importantes elementos para celebrar o ano novo.
De maneira a personalizar as decorações caseiras, pode aventurar-se a desenhar caligrafia chinesa em casa. Precisa apenas de comprar na papelaria ditados chineses em papel vermelho, alguns papéis brancos, um frasco de tinta e um pincel para começar a escrever os seus ditados favoritos. Para os residentes estrangeiros, esta é uma oportunidade perfeita para aprender alguns caracteres chineses!

Sábado, 13 de Fevereiro / 30.º Dia: Véspera do ano novo lunar.

No trigésimo dia, o último do ano velho, as casas devem estar já limpas e bem decoradas. O que resta fazer é juntar toda a família num “jantar de união.” Depois do jantar, pode-se visitar os mercados nocturnos para umas compras de última hora para o ano novo. Deve ainda oferecer-se incenso num templo chinês para o bem-estar durante o novo ano.

Domingo, 14 de Fevereiro / O primeiro dia: “O nascimento do ano”

Manda a tradição chinesa lançar panchões no primeiro dia do ano. Devido ao forte ruído que causam, as pessoas devem avisar os que as rodeiam de que vão lançar no ar estes foguetes. “Siu Pao Cheung!” é o grito de aviso em cantonense, que quer dizer, “Estou a queimar panchões!” Por isso, da próxima vez que ouvir esta frase, sabe que deve tapar os ouvidos para evitar dores duradouras ou mesmo permanentes.
Para além do lançamento de panchões, este é também o dia em que os casais devem oferecer lai-sis com dinheiro para dar sorte no interior (por norma 10 ou 20 patacas por envelope).
A origem desta tradição tem a ver com a crença de que o dinheiro protege as crianças dos maus espíritos.

Segunda-feira, 15 de Fevereiro / O segundo dia: “Dia do regresso a casa”

No segundo dia do novo ano, as filhas casadas devem regressar à família de origem e levar os maridos com elas. Esta tradição está ligada ao ritual mais popular do ano novo chinês: visitar famílias e amigos nas respectivas casas.
A família almoça uma refeição vegetariana para homenagear os espíritos e os deuses. Sugerimos por isso uma dia vegetariano a todas as famílias.

Terça-feira, 16 de Fevereiro / O terceiro dia, “Dia da Discussão”

Este é por tradição um dia de má sorte. O deus da Raiva toma as rédeas do dia para causar zangas entre amigos.
Por isso mesmo, os chineses evitam sair e não devem fazer-se visitas.
É um óptimo dia para meditação.

Quarta-feira, 17 de Fevereiro / O quarto dia: “Acolhimento dos deuses”

De acordo com a lenda, os espíritos e deuses vão para os céus em repouso no último mês do ano findo. E no quarto dia do novo ano, regressam à terra para proteger todas as famílias.
Depois de almoço, há cerimónias nos templos para que pessoas possam acolher os deuses protectores em suas casas.
Os templos em Coloane são especialmente recomendados para uma visita aos deuses e ao verde da ilha.

Quinta-feira, 18 de Fevereiro / O quinto dia, “Dia da Fortuna”

Neste dia todas as celebrações são interrompidas. As pessoas voltam às suas vidas normais. Este é também o dia para retirar de casa todas as decorações e oferendas aos deuses. O quinto dia é também o dia do Deus da Fortuna. Os crentes fazem-lhe oferendas e pedem sorte nos negócios e finanças. É um óptimo dia para planear investimentos.

Sexta-feira, 19 de Fevereiro / O sexto dia: “Reabertura dos mercados”

As férias de ano novo terminam neste dia e todos regressam ao trabalho. Antes da reabertura de lojas e mercados, as pessoas gostam de lançar panchões para marcar a reabertura dos negócios.

Sábado, 20 de Fevereiro / O sétimo dia: “O Nascimento”

Este é chamado “O dia do Nascimento do Povo”, e não é um povo qualquer, refere-se ao nascimento de toda a humanidade.
De acordo com textos chineses antigos, a ordem da criação do mundo começa com galinhas no primeiro dia, cães no segundo, porcos no terceiro, ovelhas no quarto, vacas no quinto, cavalos no sexto e o ser humano no sétimo dia. Já que neste dia estamos todos de parabéns, porque não trocar presentes no trabalho e fazer uma festa?

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share