5.1.10

"O Natal é tempo de paz, tempo de amor, tempo de lamentar a existência de pessoas como eu. Não admira que seja uma época que toda a gente aprecia. No dia que assinala o nascimento do salvador, o cardeal-patriarca não resistiu a lembrar que há quem não tenha salvação possível. (…) O ateísmo tem sido, para mim e para tantos outros incréus, a luz que me tem conduzido na vida. Às vezes fraquejo, em momentos de obscuridade e de dúvida, mas, mesmo sendo incapaz de provar a inexistência de Deus, tenho conseguido manter a fé – uma fé íntima fundada numa peregrinação que tem a grandeza e a humildade da longa caminhada da vida – em que Ele não exista. Todos os dias busco a não-existência do Senhor com renovada crença, ciente de que a Sua inexistência é misteriosa demais para que eu a tenha inventado. (…) Acreditar que Deus existe é uma convicção profunda, mas acreditar que não existe, curiosamente, não o é. Alguém, munido de um aparelho próprio, mediu a profundidade das convicções e deliberou que as do crente são mais fundas que as do ateu. Quando alguém diz acreditar em Deus, está a exprimir legitimamente a sua fé; quando um ateu ousa afirmar que não acredita, está a agredir as convicções dos crentes. Ser crente é merecedor de respeito, ser ateu é um crime contra a humanidade. (…)"

Ricardo Araújo Pereira, Visão in Diário Ateísta

"O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde."

Millôr Fernandes

Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger icendul disse...

é curioso como cada pólo (ateu ou crente)se quer resguardar e chorar do mesmo: a falta de respeito.

o texto é interessante e inteligente, como já estamos habituados. acontece que nem sempre a fé é respeitada. diria(serão os meus ray-ban místicos a toldar a coisa, se calhar)que entre gerações mais novas, por exemplo, quem assume um qualquer tipo de fé num demiurgo é muitas vezes tido como pateta, ultrapassado, chega a ser alvo de chacota, se é demasiado sincero em relação a convicções que tenha; há uma certa fogueira invertida moderna para os crentes, muitas vezes.


enviei um e-cartãozito de natal piroso:), mas o servidor não me confirmou a entrega. espero que te tenha chegado, ainda assim.

bjns*

5 de janeiro de 2010 às 23:50  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share