20.12.09

MACAU, China, 16 Dez (Lusa) – Macau vai estar em festa no fim-de-semana para comemorar o 10º aniversário da transição de poderes para a China, um momento histórico assinalado com o maior fogo de artifício que já coloriu os céus da região.

O Presidente chinês Hu Jintao chega na manhã de sábado a Macau para ser o grande anfitrião das comemorações dos dez anos da Região Administrativa Especial, que terão a tomada de posse do Governo liderado por Fernando Chui Sai On como um dos pontos altos.

De acordo com a agenda oficial das comemorações hoje divulgada, a tarde de sábado será dedicada à inauguração do Centro de Ciência e à noite Hu Jintao participará numa recepção de boas-vindas, seguida de um espectáculo cultural que pretende retratar a vivência do território.

No domingo, a cidade acorda com o içar das bandeiras na praça Flor de Lótus, seguindo-se a cerimónia de tomada de posse do novo Governo de Macau, um momento simbólico que encerra dez anos de liderança de Edmund Ho.

O novo chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, terá depois uma audiência com o Presidente chinês, seguida de honras militares.

Na tarde de domingo, as cerimónias deslocam-se para a Ilha da Montanha, adjacente a Macau, onde será lançada a primeira pedra do novo ‘campus’ da Universidade de Macau.

O dia termina com uma recepção comemorativa do 10º aniversário da transferência do exercício de soberania do território para a China, na Torre de Macau, sem a presença da delegação do governo chinês.

Para fechar mais um ciclo da história de Macau e a primeira década enquanto Região Administrativa Especial, os céus da cidade vão ser “invadidos” a partir das 21:00 locais (13:00 em Lisboa) por uma chuva de cores que, ao longo de 25 minutos, vão concentrar todas as atenções.

O maior espectáculo piro-musical a que o território já assistiu em termos de número de locais de lançamento e quantidade de fogo de artifício utilizado estará a cargo da empresa chinesa Panda Fireworks Co. Ltd, responsável pelas exibições pirotécnicas dos Jogos Olímpicos de Pequim e das celebrações do 60º aniversário da República Popular da China.

O fogo de artifício será lançado a partir de sete localizações de Macau, incluindo o lançamento em cascata, e contará com retransmissão sonora em cinco locais do território.

PNE.

Lusa/fim

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share