7.9.09




"EIS, ó monges, a verdade mística sobre a dor: o nascimento é dor, a doença é dor, a morte é dor, a união com o que se destesta é dor, o afastamento daquilo que se ama é dor, a impotência em obter aquilo que se deseja é dor. Em resumo, os cinco agregados de apropriação são dor."





[primeira das "Quatro Nobre Verdades", enunciadas no sermão inaugural de Buda, em Sarnath, perto de Varanasi, magnífica cidade onde já estive, e que me inspirou o poema que se segue]


Varanasi


Um grande sábio budista

A civilização máquina do século

dentro da minha cabeça

Ouço cânticos e ladainhas lá fora, na margem do Ganges

Terra de ascetas, de adoradores de ídolos

As chamas dos crematórios aquecem-me

envolvem-me numa névoa mistificadora

Também eu serei cinzas, um dia

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share