22.5.09

"EXPERIMENTEM tirar o som aos dois – eu já experimentei – e vejam a mímica e a expressão de cada um. Sócrates tem uma expressão corporal – o dedo está sempre apontado – que mostra como ele é um indivíduo fortemente emocional, com o claro predomínio de sentimentos de conflito e de agressividade. Cavaco praticamente não se mexe, não faz gestos, o riso é sempre difícil, há uma autocontenção muito forte. Tudo isto, num e no outro, é da ordem do sintoma.

Sobre Cavaco Silva:

O Presidente da República é claramente uma personalidade obsessiva, marcada pelo isolamento das emoções e a distancia. O contacto dele é de defesa emocional em que raramente deixa transparecer um emoção.

[...]

criou o mito do politico antipolítico, ele próprio faz questão de afirmar aos portugueses que até ganhou as eleições no Congresso do PSD na Figueira da Foz porque foi estrear o carro… Isto marco o seu estilo, cuidadosa e milimetricamente calculado.

Sobre José Sócrates:

Sócrates é mais fácil de perceber. Até a própria escolha do nome – Cavaco é o Sr. Silva; Sócrates excluiu o nome do pai e da mãe – só esse simples exercício é da ordem do sintoma: ele é ele, o nome do pai e o nome da mãe não fazem parte do seu nome oficial.

Sobre Manuela Ferreira Leite:

Manuela Ferreira Leite nunca descolou do mundo no qual ela própria foi criada, o que também se reflecte na maneira como olha para a área social – com algumas gafes, como o casamento ser para reprodução ou a ideia de um intervalo na democracia…


Carlos Amaral Dias em entrevista na “Revista Única”, Expresso (#1906), 9 de Maio de 2009

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share