29.1.09

espécie de Natal e reveilon ao mesmo tempo

PEQUIM, 27 Jan (Lusa) – A avaliar pelas toneladas de fogo de artifício lançadas em Pequim na passagem do ano lunar, muitos chineses consideram a crise um tigre de papel e parecem duvidar que 2009 seja tão difícil como os indicadores económicos sugerem. “Crise global ou não, os chineses mantiveram o seu entusiasmo para celebrar o novo ano lunar”, disse a agencia noticiosa oficial chinesa Xinhua (Nova China).

A avaliação do China Daily, o jornal oficial de língua inglesa, é idêntica: “Depressão económica não consegue estragar a festa”. “Foi como no ano passado, ou talvez até um pouco mais”, disse um diplomata europeu acerca de exuberância do fogo de artifício com que milhões de chineses celebraram a entrada no Ano do Búfalo. Até domingo, véspera do início do Ano do Búfalo, já tinham sido vendidas em Pequim cerca de 230.000 caixas de fogo de artificio, mais 28 por cento que no ano passado.

A passagem do ano lunar, uma espécie de Natal e reveilon ao mesmo tempo, é a maior festa tradicional da China e das comunidades chinesas espalhadas pelo mundo. O governo proporciona apenas três dias oficiais de feriado, mas muitas empresas e a própria administração pública param uma semana inteira. E os estudantes, cujo ano lectivo começa no início de Setembro, têm direito a três semanas de férias.

Hoje, em algumas zonas de Pequim, as tendas vendendo fogo de artifício eram os únicos estabelecimentos abertos. (Durante doze anos, até 2006, por razoes de segurança, foi proibido lançar fogo de artificio dentro do perímetro urbano da capital chinesa). Pelas contas do governo, de 11 de Janeiro a 19 de Fevereiro, os comboios chineses deverão transportar 188 milhões de passageiros, mais 8 por cento do que em 2008, e os aviões cerca de 23,2 milhões, um aumento de 12 por cento.

As operadoras de telecomunicações esperam que o volume de «sms» enviados durante esta quadra ultrapasse os 18.000 milhões – 27 por cada um dos 641 milhões de telemóveis do pais – e mais 1.000 milhões que em 2008.

O búfalo, um dos 12 signos do milenar zodíaco chinês, é um animal associado ao trabalho árduo e à persistência, duas qualidades especialmente necessárias para enfrentar a crise financeira global.

Em 2008, a economia chinesa cresceu apenas 9 por cento – menos quatro pontos percentuais do que em 2007 e a primeira vez, nos últimos seis anos, que o crescimento foi inferior a 10 por cento.

O abrandamento acentuou-se no último trimestre do ano, quando as exportações chinesas começaram a descer e o desemprego chegou aos 4,2 por cento, o valor mais alto dos últimos cinco anos. Mas segundo a Xinhua, os chineses não se limitaram a comprar fogo de artifício e terão mesmo entrado numa “febre de compras”. A população de Pequim, pelo menos, gastou mais 13,4 por cento que no ano anterior.

O aumento da procura interna é uma das prioridades do governo para tentar compensar o declínio das exportações.

AC.
Lusa/Fim

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share