11.6.14

ESTE texto do meu amigo Joaquim Magalhães de Castro espelha muito bem as minhas impressões da viagem (mágica) que fiz ao Japão em 2011.

Destaco: "Quem poderá alguma vez esquecer o cenário multicor das ameixeiras em flor, ou o festival de cores que é o Outono bem retratado nas colinas arborizadas de todo o País? Quem poderá ignorar um povo que, por essa altura do ano, cumpre o ritual de fazer piqueniques sob as cerejeiras floridas na esperança de ser bafejado pelo seu pólen, ou que sai para o campo, de máquina a tiracolo, para registar para a posteridade esse momento único? Quem poderá ignorar o prazer de mergulhar num sento(banho de água termal), de pernoitar num ryokan (pensão tradicional) ou degustar os maravilhosos pratos da cozinha nipónica?"

"Em que outro país, tudo o que encontramos – montra de restaurante ou simples livro – obedece às regras do bom gosto e sentido prático? Em que outro país do mundo há semelhante respeito pela propriedade colectiva, pelo espaço e privacidade do parceiro e eficiência nos serviços públicos?
Uma visita ao País do Sol Nascente deve, sobretudo, ser encarada como uma experiência única. Aprecie-se ou não, o Japão e as suas especificidades dificilmente podem ser ignoradas."

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share