11.10.12

Público

É por estas, e por muitas outras, que eu e o Ricardo Felner somos da mesma escola. Subscrevo tudo, meu caro amigo:


"Num processo de despedimento, como o do Público, não é indiferente quem se escolhe para ir embora. E é preciso que se deixe isto bem claro: as pessoas inscritas na lista da directora, Bárbara Reis, não são os piores jornalistas da redacção. Eu conheço-os a todos.

São os jornalistas de quem BR não é amiga, que não a acompanham no jornalismo arty, nem nas tertúlias do Chiado. São os jornalistas que

não debatem diariamente com BR sobre artes plásticas, arquitectura japonesa e direitos humanos de povos remotos e exóticos. São os jornalistas que ousaram criticar as opções editoriais de BR, dentro do Conselho de Redacção. São os jornalistas que defendem um jornal feito de jornalismo e de notícias, e não apenas de crítica, opinião e ensaio. São os jornalistas chatos, como devem ser os bons jornalistas. São os jornalistas sem medo de enfrentar o poder, seja o poder de grupos económicos, como os que BR contratou para mecenas, seja o poder político, como o protagonizado por Miguel Relvas no episódio que levou à saída da jornalista Maria José Oliveira.

A crise existe, não há dinheiro, o negócio dos jornais está arruinado - parece evidente. Mas este despedimento colectivo de 36 jornalistas não é simplesmente uma reestruturação ou uma redução de custos. É uma limpeza. E uma vergonha.

O Público era um oásis de liberdade, de seriedade, de loucura. BR deu-lhe uma machadada severa. Vai ficar na tristemente na história, entre outras coisas, como a pessoa que quis despedir José António Cerejo, o jornalista mais marcante do nosso tempo.

Os leitores hão-de cobrar o despudor, estou certo disso. Mas nessa altura, porventura, será demasiado tarde. Para os meus amigos do Público, para os meus camaradas, para todos nós.

Até lá, é resistir. Ninguém sairá incólume."

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share