3.11.11

LISBOA, 03 nov (Lusa) – Ruy Belo (1933-1978), nome maior da poesia portuguesa da segunda metade do século XX, é homenageado no colóquio internacional “Homem de Palavra[s]”, que decorre hoje e sexta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O colóquio, que assinala o cinquentenário da publicação do primeiro livro do poeta, “Aquele Grande Rio Eufrates” (1961), conta com a participação de estudiosos da sua obra, mas também de especialistas da poesia portuguesa do século XX e da teoria e crítica literárias, nacionais e estrangeiros.
No encontro – organizado por Paula Morão, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Nuno Júdice, professor da Universidade Nova de Lisboa, escritor e diretor da revista Colóquio/Letras, da Fundação Gulbenkian, e Teresa Belo, viúva do poeta –, refletir-se-á sobre diversas facetas da obra de Ruy Belo, os seus universos de referência e sobre o lugar que ela ocupa na poesia contemporânea.
O colóquio, que terá transmissão direta on-line compatível com iPhone, iPad e Android, em www.livestream.com/fcglive, inicia-se às 10:00 de hoje, estando a conferência de abertura a cargo do presidente da Fundação, Emílio Rui Vilar, e do diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, António Feijó.
Seguem-se três painéis de intervenções, entre as quais a do poeta Gastão Cruz, subordinada ao tema “Construção e Desconstrução em poemas longos de Ruy Belo”, a da professora Paula Morão, intitulada “Relatórios, Contas e Testamentos em ‘Boca Bilingue’ e outros livros de Ruy Belo”, e a da professora Clara Rowland, “Ruy Belo e o livro de poesia”.
À tarde, pelas 17:30, será lançado um novo número da revista Colóquio/Letras, dedicado a Ruy Belo e no qual se incluem vários artigos sobre a sua obra e duas cartas inéditas do poeta de “Toda a Terra”.
Na mesma sessão, serão igualmente lançadas três obras editadas pela Assírio & Alvim: “Na Margem da Alegria”, uma antologia de poemas de Ruy Belo escolhidos pelo poeta Manuel Gusmão, com apresentação do professor Fernando J.B. Martinho; “Homem de Palavra[s]”, uma reedição apresentada por Paula Morão; e “O Núcleo da Claridade”, de Duarte Belo, um olhar sobre o espólio do poeta, que será apresentado pelo poeta Nuno Júdice.
No segundo dia do colóquio, sexta-feira, haverá mais quatro painéis de comunicações, em que participam Manuel Gusmão, Nuno Júdice, Rosa Maria Martelo, Fernando Pinto do Amaral, Golgona Anghel e Vasco Graça Moura, entre outros.
Às 17:00, os atores Luís Miguel Cintra e Rita Blanco leem alguns poemas de Ruy Belo e, em seguida, às 18:00, o professor Eduardo Lourenço proferirá a conferência de encerramento.
A entrada é livre, mediante inscrição prévia através do endereço coloquioletras@gulbenkian.pt.
ANC.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share