21.4.11

Francesco Alberoni

"AS eleições legislativas são a altura certa para perceber o que causa maior desconforto às pessoas comuns, para procurar a origem do mal-estar generalizado, para saber do sofrimento que não é chamado a debates televisivos ou tornado palavra de ordem em comícios políticos, mas é tema central das conversas privadas, das confidências a amigos próximos. E este ano sinto que paira no ar uma grande necessidade de moralidade, seriedade e respeito.

Nos últimos tempos, as pessoas sofreram três ataques violentos. O primeiro é a crise económica - com os consequentes empobrecimento da população, desemprego e incerteza quanto ao futuro. O segundo é ver o que fizeram os grandes banqueiros, os investidores financeiros mais relevantes e os seus amigos políticos e perceber que, em vez de serem punidos pelas suas responsabilidades na crise, são compensados com indemnizações de dezenas de milhões de dólares. Por último, o terceiro ataque ao povo é a luta interminável entre os expoentes máximos da política italiana que chega às nossas casas amplificada pelas televisões.

Esta luta ocorre no seio da elite do poder e da cultura, mas tem poucas relações com os problemas da vida quotidiana. Muitas pessoas não encontram orientação entre os optimates, os poderosos, que devem dar o exemplo na liderança, ser vistos como modelos e tranquilizar os demais, e percebem que estão sozinhas a enfrentar os problemas antigos e os novos. Falamos de questões históricas como a lentidão e falta de eficiência dos serviços da função pública, bem como dos novos problemas criados por empresas privadas que não se preocupam com dar a devida atenção ao cliente e apenas pensam nos lucros.

À opressão antiga da máfia, da ''ndrangheta e da camorra, juntaram-se a falta de educação, a indiferença, os condutores embriagados, as drogas, o ruído estridente dos locais de diversão nocturna. E pelo caminho foram-se deteriorando as relações humanas, os valores tradicionais foram desaparecendo ou sendo cada vez mais desprezados - a começar pelo respeito por quem tem a palavra. Há pessoas que pedem dinheiro emprestado e não pagam as suas dívidas, empresas que nos fazem trabalhar e não pagam os salários, pessoas e empresas que não pagam os bens que compraram. Noutros tempos teriam vergonha deste tipo de comportamentos - hoje não.

É de tudo isto que nasce o desejo generalizado de construir um mundo mais organizado, onde subsistam valores como a boa educação, a ajuda mútua, a bondade, a amizade, e onde as pessoas saiam em auxílio daqueles que estão a passar necessidades, daqueles que estão em perigo. E sentem necessidade de ter administradores, funcionários e magistrados que trabalhem realmente e tenham bom senso. Por último, as pessoas desejam políticos competentes que se dediquem a estudar os seus problemas e realmente se empenhem na sua resolução."

Autor: Francesco Alberoni, jornalista e sociólogo italiano

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share