30.1.11





UM grupo de Macau mobilizou-se para ajudar os desalojados por dois tufões nas Filipinas. Depois de duas visitas, e surpreendidos pelo insucesso das acções de recolha de fundos em Macau, vão realizar um concerto em Manila e querem contar com os artistas locais
(...)
Gilbert dá como exemplo das condições de extrema pobreza que observou no cemitério de Navotas, ocupado parcialmente por pessoas sem abrigo. “As pessoas vivem lá e são tão pobres que constroem abrigos por cima de jazigos ali existentes. Eles instalam caixas de madeira por cima das campas e chamam-lhes ‘apartamentos’”. A pobreza é tanta que só alguns dos ‘moradores’ têm meios para comprar madeira e construir um abrigo um pouco menos desconfortável. Os outros - descreve - “vivem no interior de gavetas fúnebres que estão vazias... é tão mau quanto isto”.
Uma outra zona nos arredores de Manila, apelidada de “montanha fumegante”, impressionou os visitantes de Macau. “É chamada de montanha porque existem montes de lixo empilhado e é fumegante porque estão constantemente a queimar lixo”, conta Gilbert. As pessoas que vivem ali são afectadas por doenças respiratórias. “Estas pessoas precisam de dinheiro, mas não tínhamos muito para lhes dar. Acabámos por distribuir o material usado que levávamos para outros locais, porque estas pessoas não necessitavam disso, nem sequer podem usar sapatos.”
O grupo ficou também sensibilizado com o facto dos moradores daquela zona “não terem pedido nada” quando os receberam. “Estavam tão felizes por ver pessoas que os visitavam só para dizer olá. É muito importante para eles saberem que há pessoas que se preocupam.” Para o concerto de Abril do próximo ano, o jornalista, que é também músico com trabalhos discográficos editados, faz um apelo para músicos e artistas locais que estejam dispostos a juntar-se ao projecto, participando, de forma voluntária e não remunerada, no espectáculo que está a ser preparado (mais informações podem ser obtidas através do endereço Macau4Manila@live.com).




VEJA A REPORTAGEM INTEGRAL AQUI.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share