14.10.10

Doc Lisboa

O escritor José Saramago pediu à mulher, Pilar del Río, que o "continuasse", quando já não tivesse forças, e esse é um dos "momentos de verdade" registados no filme "José & Pilar", que abre no dia 14 o festival Doclisboa.

O realizador Miguel Gonçalves Mendes dedicou quatro anos a este documentário, acompanhando o quotidiano do escritor José Saramago e da jornalista Pilar del Río desde 2006 até 2009, durante o processo de escrita e lançamento do romance "Viagem do elefante".

Para contar a história do casal, para lá da esfera mediática, Miguel Gonçalves Mendes andava à procura de um "momento de verdade" e sabia que para conseguir um "retrato intimista" teria que deixar passar muito tempo.

Foram mais de 200 horas de filmagens para que "José & Pilar" não fosse só um documentário, mas um filme com uma narrativa clássica de ficção, explicou o realizador à agência Lusa.

"É a história de um homem que tem uma ideia para um livro, adoece, tem medo de não conseguir acabar o livro, acaba por recuperar, termina e faz a sua vida a seguir", resumiu Miguel Gonçalves Mendes.

Em "José & Pilar", o escritor fala dos medos e dos dilemas sobre a velhice e a morte, das certezas sobre Deus e a religião, do cansaço das viagens, mas o documentário também mostra o que não se diz, a cumplicidade com a mulher e a dedicação militante de Pilar.

"Eu tenho ideias para romances e ela tem ideias para a vida. Não sei o que é mais importante", admitiu o escritor no filme, entre risos.

"Gostava que as pessoas percebessem estas duas pessoas maravilhosas que foram mal compreeendidas sobretudo cá. Gostava que as pessoas se pacificassem um bocadinho com ele", afirmou o realizador, que voltou ao documentário depois de "Autografia", sobre Cezariny.

Miguel Gonçalves Mendes recorda que Saramago nunca impôs restrições às filmagens, na casa em Lanzarote, nas reuniões com Pilar, nas viagens.

"Permitir uma invasão da privacidade desta forma é uma coisa muito corajosa", sublinhou.

José Saramago, que morreu a 18 de junho, ainda viu uma montagem inicial do documentário e disse na altura que o filme era uma "grande dedicatoria de amor" a Pilar.

"José & Pilar" terá estreia comercial nos cinemas a 18 de novembro, dos dias depois do 88º aniversário do escritor.

Está garantida estreia comercial também no Brasil e em Espanha, países co-produtores do filme.

Na altura da estreia será lançado um livro que reúne as entrevistas de Miguel Gonçalves Mendes ao escritor e um CD com a banda sonora do filme, que inclui temas de Adriana Calcanhotto, noiserv, Camané, Pedro Gonçalves e Alberto Iglesias.

SS.

+++ Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico +++

Lusa/fim

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share