24.4.10

TANTOS ranchos e bandas filarmónicas eu vi neste coreto, quando era puto. Lembro-me que, nessas ocasiões, que aconteciam normalmente no Verão, os meus pais me costumavam mimar com gelados Olá, que me mantinham entretido ao longo dos espectáculos:

Figueira da Foz, Coimbra, 20 abr (Lusa) – A Câmara da Figueira da Foz anunciou hoje que pretende repor o coreto retirado do Jardim Municipal, na baixa da cidade, aquando das obras ali realizadas há cinco anos, estando a elaborar um projeto de requalificação.

Em setembro de 2005 o executivo liderado pelo PSD inaugurou as obras de requalificação do jardim, orçadas em mais de um milhão de euros, intervenção que gerou polémica na cidade, pelas alterações introduzidas.

Desapareceram dois lagos, um dos quais continha um coreto situado em plano elevado, palco de espetáculos vários, substituído por uma pala branca cuja instalação foi alvo de diversas críticas.

Por motivos de segurança foi ainda removida a sebe que circundava o jardim.

A devolução do coreto constava das promessas eleitorais do atual presidente, João Ataíde, e vai agora ser concretizada, assegurou hoje o vereador do pelouro do Ambiente, António Tavares.

A requalificação, ainda “em esboço”, vai dar lugar a um projeto que “inclui o coreto e um coberto vegetal que garanta alguma intimidade sem perturbar a segurança de quem procura o jardim”, frisou.

O novo coberto vegetal “pretende dar algum colorido ao jardim, cuja ausência é uma queixa frequente”, acrescentou.

O espaço, situado entre o tribunal e o mercado, em zona de fronteira entre a baixa da cidade e o chamado Bairro Novo, de características turísticas, vai ainda ganhar uma nova acessibilidade no topo norte, complementar às atuais a sul e nascente/poente.

Por outro lado, serão criadas três praças, uma vocacionada para a restauração e lazer, aproveitando a atual pala e os balneários do topo sul, reconvertidos em bar e esplanada.

Do lado norte, junto ao parque infantil, outra praça incluirá uma biblioteca, que em tempos ali funcionou.

Para além do coreto, a situar em zona central relvada, também a estátua da “preguiça”, representada por uma figura deitada, vai regressar ao Jardim Municipal, disse o vereador.

JLS.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share