28.4.10

o Divertículo...

(ACONTECEU este mês a um amigo e a moral da história será esta: estamos aqui e amanhã podemos estar ali, sem quase darmos por ela...abençoemos cada novo dia em que nós e os 'nossos' acordamos sem problemas de maior)

"Tive um Divertículo de Meckel, que infectou, inflamou e rebentou com o meu instestino delgado resultando numa peritonite potencialmente mortal. A coisa tornou-se mais complicada do que deveria ter sido porque o Divertículo de Meckel é algo que apenas afecta 0.04% dos bébés! E quase sempre apenas até aos 2 anos. (Um Divertículo de Meckel é uma má-formação congénita que faz com que o canal umbilical que une o umbigo ao intestino delgado não se desfaça completamente, ficando assim o intestino com um "penduricalho" -o Divertículo-que pode infectar.)

Como já tenho um pouco mais do que dois anos, quando fui às urgências pela primeira vez no dia 13 com dores horríveis no abdómen, nunca lhes passou pela cabeça que fosse um Divertículo de Meckel transformado em peritonite. Assim, considerou-se primeiro que fosse uma infecção urinária, e depois, graças a RX e ecografias, diagnósticou- se Cólica Renal. Fui para casa com doses cavalares de comprimidos e com ordens para voltar dentro de dois dias se tudo estivesse igual ou pior.

Apenas um dia depois, dia 14, a A. e os meus pais já não podiam ver a minha cara de sofrimento e eu já não acreditava na cólica. E assim, fomos a um Urologista privado nessa mesma noite (cunha número 1) que com uns exames dolorosos disse, pode ser tudo, mas cólica não é, você tem que ser visto é já, tenho um colega na urgência que o pode operar hoje mesmo (cunha número 2!).

Meu dito, meu feito, saímos do consultório directo para as urgências e lá encontrei o amigo médico. Novos RX e ecografias e o prognóstico variava entre prostatite, colite, apendicite e não-faço-ideiaite! Acabou-se por concluir que deveria ser não-faço ideiaite. Dizem os melhores manuais médicos que nesse caso o melhor é esperar para ver ou abrir para ver.

Sendo eles cirurgiões, gostam mais de abrir do que esperar e foi o que fizeram mas com palavreado mais caro ("operação exploratória sem diagnóstico") . Na madrugada de dia 15, naifa na mão, os médicos puseram-me a tripa cá fora, descobriram uma infecção galopante e generalizada, encontraram o Divertículo, cortaram e cozeram onde deviam, e com o balanço limparam-me também o apéndice. Depois, foi fechar e coser.

A coisa custou-me 25 pontos, bem agrafadinhos, e uma semana na Cirurgia II, a soro, analgésico e antibiótico incluindo uns dias divertidos com sonda urinária, sonda gástrica e sonda respiratória. Apesar de ter passado uma semana sem comer e sem café parece que saí a ganhar. A peritonite tinha match-point sobre mim e eu estava a uns horitas de um final infeliz. (Aparentemente morreu esta semana um tipo de 48 anos também com Divertículo tornado peritonite aqui nos HUC-será menos raro do que dizem?)

Agora estou com baixa de mais 15 dias, um mês sem conduzir, e dois meses com uma cinta de suporte e sem poder ajudar lá em casa (oh não! e logo eu que gosto de carregar compras e arrumar a louça!). As dores são muito menores agora, mas ficam piores quando estou sentado ou deitado. De pé é o menos mau. Tiro os pontos na segunda.

Curiosidade final: esta aventura alterou uma característica fundamental da minha personalidade. Qual terá sido? Não, não virei sportinguista. ... não adivinham?.. .Não consigo beber café! Se tiverem acções da Delta, vendam! Prevejo problemas de escoamento de stock..."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share