1.12.09

LISBOA, 01 Dez (Lusa) - A edição facsimilada do original dactiloscrito da "Mensagem" que a Guimarães Editores lança hoje, comemorando os 75 anos da edição original, mereceu apreciações divergentes de especialistas pessoanos consultados pela Lusa.

Enquanto Jerónimo Pizarro a qualifica como "uma edição comovedora realmente idêntica ao original" e Richard Zenith sublinha que ela "aproxima [o leitor] do próprio fabrico do Fernando Pessoa", Fernando Cabral Martins acha-a "muito interessante", mas considera "um pouco estranho" que ela não inclua qualquer espécie de estudo crítico sobre a obra.

"É de facto uma reprodução idêntica do original, reproduz o objecto e, nesse sentido é um livro-objecto. Tem, por isso, um valor de fetiche, é por isso mesmo que ele é feito", disse Fernando Cabral Martins.

O académico alertou ainda para o facto de que o que é reproduzido nesta edição não corresponde à edição original, porque Pessoa voltou a fazer correcções já sobre as provas do linótipo, antes da impressão da primeira edição.

"É importante sobretudo retirar o equívoco de que esta é que é a edição original. Não é, a forma final não é aquela", afirmou o professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O escritor, tradutor e investigador Richard Zenith frisou ainda que a principal modificação que o dactiloscrito facsimilado agora editado sofreu foi o próprio título da obra, que do original "Portugal" passou ao final "Mensagem".

"Não é pouca coisa. E Pessoa ainda fez modificações no seu exemplar da própria edição original da obra, tendo em vista uma segunda edição", sublinhou.

Richard Zenith sublinhou que esta edição permitirá aos estudiosos do Fernando Pessoa obterem um contacto mais próximo com "o próprio fabrico" da "poesia epigramática muito concisa de Fernando Pessoa".

Jerónimo Pizarro, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e autor de edições críticas da obra de Fernando Pessoa, espera que "este seja o início de edições facsimiladas de outros escritos de Pessoa".

"Mensagem" foi o único livro de poemas em português que Fernando Pessoa publicou em vida, a 01 de Dezembro de 1934.

Para assinalar os 75 anos da publicação, é apresentada hoje a edição especial de "Mensagem" - o poema mítico nacional que Pessoa decidiu publicar exactamente a 01 de Dezembro, por ver nessa edição o sinal de uma "Restauração" espiritual e o emblema da sua preocupação patriótica.

A sessão de lançamento decorre hoje na Biblioteca Nacional, à guarda da qual se encontra esse original do poeta. O livro estará à venda a partir de hoje ao preço de 40 euros.

Na mesma sessão comemorativa organizada pela Biblioteca Nacional de Portugal, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e Câmara Municipal de Lisboa, intervirão os escritores Eduardo Lourenço, Vasco Graça Moura e Manuel Alegre e o actor Luís Lucas lerá alguns poemas de Pessoa.

No âmbito do programa comemorativo dos 75 anos de "Mensagem", decorrerão, em Lisboa, na FNAC Chiado e na Casa Fernando Pessoa, quarta-feira e dia 09, respectivamente, debates moderados pelo jornalista Carlos Vaz Marques.

"'- É a hora!' O Sentido da 'Mensagem'" é o tema do debate de dia 02, em que participam Miguel Real, Paulo Borges e Manuel Gandra, e que começa às 18:30.

No dia 09, à mesma hora, na Casa Fernando Pessoa, será a vez de José Blanco, Richard Zenith e José Carlos Seabra Pereira falarem sobre "'Mensagem', o Poema, o Prémio e o Estado Novo".

PF/ANC.

Lusa/fim

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share