20.9.09

PONTO Final com uma edição especial dedicada às eleições, feita em português, cantonês e inglês. Uma iniciativa que, tanto quanto sei, é inédita na imprensa de expressão portuguesa de Macau. Desta vez, o jornal pôde ser lido por todas as comunidades. Idealmente seria sempre assim, mas tal não é exequível, devido ao tempo que se perde com as traduções e aos meios que são necessários. Para se ter uma ideia, a edição fechou de manhã.

1 Comentários:

Anonymous PB disse...

Macau, China, 18 Set (Lusa) - O jornal Ponto Final, publicado em língua portuguesa em Macau, saiu hoje com uma edição trilingue para fazer ouvir a sua opinião sobre as eleições a um leque alargado de cidadãos, disse à Lusa o director.

“Macau está a viver um momento significativo da sua história e estas eleições de domingo para a Assembleia Legislativa são muito importantes”, sublinhou Ricardo Pinto.

O jornalista considerou também que “Macau se encontra numa encruzilhada do seu desenvolvimento em que tudo continua a ser como até aqui, com crescimentos sem regras, desenfreado, caótico e muito permeável à corrupção, que tem deixado feridas profundas na sociedade”.

Ricardo Pinto defendeu um outro caminho para a actual Região Administrativa Especial chinesa, uma outra “via de desenvolvimento em que a obtenção de lucros rápidos e fáceis não seja a preocupação dominante”.

Salientando que o Governo liderado por Chui Sai On a partir de Dezembro irá ser de “continuidade”, Ricardo Pinto considera “ainda mais importante ter vozes na Assembleia Legislativa que defendam valores como o património histórico de Macau, o meio ambiente, a necessidade de maior transparência na gestão da coisa publica e reformas democráticas que dêem à população uma maior participação na vida politica local”.

“Nós quisemos que estas preocupações, que são também das pessoas que trabalham no jornal, fossem tão amplamente divulgadas quanto possível entre os eleitores e isso significa publicar os textos em português, chinês e inglês”, concluiu.

A maior parte dos textos hoje publicados no Ponto Final, que sai para as bancas entre segunda e sexta-feira, são artigos de opinião sobre o acto eleitoral de domingo.

A Assembleia Legislativa de Macau é constituída por 29 deputados, 12 dos quais são eleitos directamente pela população, 10 são escolhidos entre candidatos de associações representativas dos vários sectores da sociedade e sete nomeados pelo chefe do Executivo.

JCS/PNE.

Lusa/fim

21 de setembro de 2009 às 02:41  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share