28.8.09

Terapia através do som


A forma como Bernard Grenier produz música, é, no mínimo, original. Tratam-se de vasos de cristal quartzo, que o canadiano faz soar através de grossas baquetas. De acordo com Aurora Santos, que promoveu um concerto do canadiano na Casa Garden, o som tem “funções terapêuticas”, dado que “através da sonoridade e vibrações, os vasos de cristal permitem alcançar o equilíbrio dos nossos centros energéticos e proporcionam uma verdadeira libertação”.
Bernard Grenier, que trouxe a Macau dez vasos de diferentes tamanhos, cada um com uma tonalidade diferente. fez uma demonstração ao Hoje Macau das potencialidades deste “instrumento único”. Mais do que o som directo, o que fica no ouvido é a reverberação que ecoa longamente pela sala. “Ao ouvir estes sons, as pessoas entram num estado de grande relaxamento e bem-estar”, conta o músico-terapeuta, que vive actualmente no Quebeque. “É como se fosse um carrilhão celestial, muito suave. Quando acabo de tocar, os ouvintes de todas as idades costumam estar muito calmas.”
Grenier apresentou-se pela primeira vez nesta zona da Ásia, mas é um velho conhecedor de Portugal, onde já morou durante três anos e onde realizou muitos concertos e conferências sobre Reiki, uma forma de medicina alternativa originária do Japão. Apaixonou-se pelos vasos de cristal há mais de dez anos, quando visitou uma mina de cristais no Quebeque e pode ouvir, pela primeira vez, o som que emana dos cristais. “Foi uma revelação, senti uma grande ligação e comprei imediatamente alguns vasos. Estava à procura de um instrumento para integrar no meu trabalho como terapeuta e ficou claro que o tinha encontrado.” A adaptação não foi difícil, dado que Grenier toca música desde criança, nomeadamente piano, flauta, saxofone, e clarinete.
Mais recentemente, o canadiano começou a usar o som dos cristais para providenciar “massagens sonoras e vibratórias, que ajudam as pessoas a abstraírem-se dos seus problemas e a estarem mais receptivas a si próprias”. Frisando que na China também há a cultura da terapia do som, mas “através de sinos metálicos que produzem uma sonoridade mais densa”, Grenier afirma que Cada concerto seu "é único e suscita emoções diferentes”.
Texto: P.B.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share