25.8.09



HENRY
Vu tem um percurso invulgar. Engenheiro formado na Califórnia, Henry é hoje director e sócio de um restaurante japonês e quer montar mais casas do género na China interior.
Vu nasceu em Hong Kong, mas o facto de ter a família radicada em Macau fez com que aqui tivesse passado infância e a juventude. Acabados os estudos liceais, Henry Vu trabalhou num banco ainda em Macau e depois partiu para São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA), para onde foi durante quatro anos estudar engenharia. Uma passagem marcante por um pais que lhe abriu os olhos para uma nova cultura e para amizades. Ficou com “uma costela americana” que continua a cultivar, deslocando-se aos EUA uma vez por ano.
Já formado como engenheiro, Henry decidiu voltar para a Hong Kong natal, onde trabalhou na área da construção de edifícios durante cerca de um ano. Mas o apelo da família levo-o trocar a então colónia britânica por Macau, em 1996, desta vez para trabalhar no aeroporto de Macau, que havia sido inaugurado apenas uns meses antes, em Dezembro de 1995. Ali trabalhou enquanto engenheiro na concepção de sistemas técnicos.
O interesse deste engenheiro pela indústria da restauração surge um pouco mais tarde, em 2001, por intermédio de um irmão que abriu dois restaurantes no Hotel Landmark, um deles chinês e outro japonês. “Como eu era especialista na área da construção civil, esse meu irmão pediu-me para eu ir trabalhar com ele.” E foi dessa forma que, ao longo de cinco anos, começou a conhecer os meandros da área da restauração.
O passo seguinte era, lançar, com outros sócios, o seu próprio restaurante, bem no centro da cidade. E, dessa forma, surgiu aquele que é, até agora, o grande projecto da sua vida. Há 15 meses abria na Rua de Pequim o “Mitsui, Teppanyaki Japanese Cuisine”. Um amplo restaurante japonês bem no centro de Macau, que emprega 22 pessoas e corresponde a um investimento de seis milhões de patacas. A ideia de criar um japonês adveio de um gosto pessoal pelo “estilo moderno que os restaurantes japoneses têm, e também de uma aposta no mercado nipónico, visto que há muitos japoneses que visitam a RAEM”, explica Henry Vu.
O engenheiro convertido a empresário da restauração gosta de exibir com orgulho o vasto menu da casa que dirige, onde destaca o estilo Teppanyaki, uma forma tipicamente japonesa de cozinhar os alimentos usando um grelhador. Entre as iguarias que vão à grelha, Vu destaca a qualidade do “Matsuzaka Prime Sirloin” (1200 patacas), feito com “carne topo de gama”, ou pratos mais económicos e populares, como o “US Prime Sirloin” (200 patacas) e as variantes de Sashimi (entre 50 e 220 patacas) e Sushi (entre 22 e 160). Na cozinha aberta, onde os clientes podem ver o chefe macaense Ma Chi Hong (o mesmo que, há mais de 30 anos, dirigia a cozinha do restaurante japonês do Hotel Lisboa, então muito popular entre a comunidade portuguesa) confeccionar os pratos que vão degustar.
A clientela, segundo Henry Vu, é formada maioritariamente por pessoas de Macau, dado que a crise financeira “foi algo que não era previsível e acabou por trazer menos turistas do que esperávamos ao longo do primeiro ano de funcionamento”. O gerente admite que a visibilidade do “Mitsui” também é prejudicada pelo facto do seu restaurante estar localizado num segundo andar, com a entrada a ser feita por intermédio de um centro comercial e não directamente pela rua, algo que poderá ser minimizado pela colocação de um cartaz de grandes dimensões junto à rua, para o qual falta a licença já pedida.
Mas o empresário é um optimista e julga que há condições para fazer expandir o negócio e alargar a rede de restaurantes a cidades como Cantão, Xangai, ou mesmo Pequim.
Vu não faz tenções de voltar a ser engenheiro de profissão. Quer dedicar-se ao negócio de “fazer comida e fornecer um serviço agradável" aos comensais do “Mitsui”. Algo que lhe ocupa todo o dia e nem deixa tempo livre para praticar o futebol, que é mesmo o seu grande passatempo. Já foi jogador federado em Macau, mas agora limita-se a apreciar jogos na televisão. Cheio de bonomia, Vu quis despedir-se de jornalista e fotografo, brindando aos leitores do Hoje Macau com um cálice de sake. À saúde.

Texto: P.B./Foto: António Falcão

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share