ELEVAÇÃO mais acentuada da península de Macau, a colina da Guia é um ponto favorável em termos de estratégia militar e marítima. Ali foi edificada a Fortaleza da Guia, entre 1637-38, e, já em meados do século XIX, o farol da Guia, que é o mais antigo em toda a costa da China. Mas muitos desconhecem que no subsolo daquela área existe todo um complexo de túneis, que foram construídos pelos militares portugueses para servir de abrigos antiaéreos.
O complexo de túneis esteve sob tutela militar até ao fim dos anos 60, encontrando-se actualmente a cargo do IACM. Construído entre 1926 e 1931, foi financiado por uma verba que a então Junta Ultramarina (ligada do Ministério da Guerra) destinou a obras consideradas fundamentais para Macau, tais como as repartições públicas das ilhas e o aquartelamento do Carmo.
Hoje, apenas o mais pequeno dos túneis, com 52 metros de comprimento, está aberto ao público. Este subterrâneo atravessa a colina de sul a norte, tendo gravado na entrada a data de 1931, que indica o ano da construção.
Fotos: António Falcão
Etiquetas: Jornalismo, Macau
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial