22.7.09

Macau nos “Estados Gerais”

Macau foi uma das cidades escolhidas pela kameraphoto, um colectivo de 13 fotógrafos freelancers sediado em Lisboa, para desenvolver o projecto “Estados Gerais”. A partir de hoje, e durante uma semana, António Júlio Duarte acompanhará o trabalho dos jornalistas do Hoje Macau, deslocando-se com eles em reportagem e fotografando o quotidiano da cidade.
Partindo de um questionamento “da forma como são editados os acontecimentos quotidianos e fotografadas as notícias a eles referentes”, o objectivo destes “Estados Gerais” passa por procurar “uma visão comparativa e alternativa” relativamente “às notícias escolhidas e difundidas a partir de modelos hegemónicos de comunicação de massas”, explica a kameraphoto. Visão essa que o colectivo considera “mais próxima das preocupações e problemas das populações, pondo em confronto as noções de local e global”.
À semelhança do trabalho que António Júlio Duarte irá desenvolver junto da redacção do Hoje Macau, outros doze fotógrafos da kameraphoto estarão espalhados por quatro continentes, registando a agenda noticiosa de jornais em Detroit, São Paulo, Cidade do México, Istambul, Madrid, Moscovo, Reiquiavique, Gaza, Joanesburgo, Beirute, Nova Deli e Tóquio. O projecto resultará num livro, intitulado “Estados Gerais vol. I”, com publicação prevista para Setembro. Todos os jornais participantes poderão publicar os trabalhos desenvolvidos pelos fotógrafos da kameraphoto nas 13 cidades seleccionadas para estarem no projecto.
De acordo com um comunicado da organização, a iniciativa irá “sublinhar a importância da imprensa local e especializada para a existência de um jornalismo livre”. O ponto de vista escolhido pelos fotógrafos para entender a realidade que retratarão permitirá, segundo julgam, “tirar partido da mais valia de trabalhar ao lado de quem melhor conhece e documenta diariamente” esse contexto.
Fundada em Janeiro de 2003, a kameraphoto surgiu de uma conjugação de interesses no sentido de criar, em Portugal, uma estrutura que incentivasse, divulgasse e representasse o trabalho de fotógrafos freelancer. O colectivo procura salvaguardar os direitos dos 13 fotógrafos membros enquanto autores independentes.A edição do jornal português “Público” dedica um longo artigo, da autoria de Alexandra Lucas Coelho, ao tema.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share