29.6.09

AQUELE que, para mim, é o melhor cronista e escritor espanhol da actualidade - Javier Marias - fala dos vícios que conduziram à actual crise.

Etiquetas:

2 Comentários:

Anonymous Paulo Agostinho disse...

Também me agradam muito as crónicas do J. Marías (aliás, tem um excelente livro de crónicas sobre desporto e sobre o Real Madrid, clube de que é adepto fervoroso, como eu). Tal como também apreciei os livros dele que tive a oportunidade de ler.
Quanto a esta crónica... Já desde os Romanos que pão e circo (hoje em dia mais circo que pão) davam garantias aos poderosos de se manterem no poder. Por algum motivo os nossos governos (a crónica aplica-se perfeitamente a Portugal) fecharam sempre os olhos aos exageros dos empréstimos para consumo, ao absurdo da construção imobiliária e aos "pobres" com dívidas por aquisição de produtos supérfluos. Quando algumas vozes se levantaram contra estas realidades, rapidamente foram silenciadas. Lembro, por exemplo, que nos anos 90 Cavaco Silva quis alterar o calendário para evitar "pontes" e "anular" o carnaval (uma festividade que, exceptuando alguns lugares de Bragança, não têm tradição em Portugal). Lembro também que criticar os 10 estádios do euro, hoje maioritariamente às moscas e ainda por pagar, era atacar um "desígnio nacional" (corriam os tempos Guterres / Sócrates). E para todos estes projectos, havia sempre os economistas que dissertavam a favor, ignorando o senso comum de que fala Marías.
...
Epa, já pareço aqueles cromos que escrevem dissertações nos comentários das notícias da Bola. Vou parar. O J. Marías já disse tudo, mesmo.

Um abraço

4 de julho de 2009 às 06:55  
Anonymous PB disse...

"E para todos estes projectos, havia sempre os economistas que dissertavam a favor, ignorando o senso comum de que fala Marías" - Isto é que resume tudo, meu caro. As opções dos economistas feitas para ir ao encontro de interesses corporativos ou obscuros, e não a bem do país. E contra o mais razoável dos bons sensos.

5 de julho de 2009 às 13:29  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share