7.5.09

Nos bastidores de uma novela da TVI


INDÚSTRIA do faz de conta em acção

Os técnicos de produção da telenovela “Correntes”, que a TVI começará a transmitir em Junho, afadigam-se na montagem e colocação de projectores e reflectores de luz gigantes. Entretanto, algumas das actrizes do elenco ensaiam uns passos de dança para se entreterem. Demora tempo para pôr o mundo do faz de conta da televisão em andamento.



Leonor, psicóloga acabada de se licenciar, vem a Macau para conhecer a sua mãe, que permaneceu no território, depois de em criança ter ido para Portugal com o pai. Vem em busca da sua mãe biológica, mas não sabe que tem uma meia irmã macaense.

Em plena Alamaeda Dr. Carlos D’Assumpção, o aparato de luzes a câmaras atrai curiosos, que abrandam para observar a acção no passeio. Alguns querem saber que filme está a ser rodado e olham com fascínio para três das actrizes, que usam vestidos curtos, exibindo pernas elegantes e decotes sugestivos. O realizador argentino dá indicações à estrela da companhia, Joana Solnado, que protagoniza o papel de Leonor no enredo criado por Tozé Martinho. Carlos Dante sugere alterações na postura de Joana em cena, é preciso que fale com maior veemência.

Chegada a Macau, Leonor vai ter com um advogado, quando entra no escritório uma mulher desesperada a dizer que foi recusada a petição para salvar a filha, que tinha sido alvo de uma cilada num aeroporto da Tailândia, onde alguém mandado pelo namorado lhe colocou droga na bagagem. A mulher pede agitadamente ao advogado para que este resgate a filha da pena de morte, e acaba por desmaiar, vítima de ansiedade aguda.

No “set” preparam-se os últimos pormenores antes de os actores entrarem em cena. A aderecista, preocupada com o “raccord” - a coerência cénica entre os diversos “takes” – entrega uma camisa engomada a um dos figurantes, mas esquece-se do cabide em que transportava a peça de roupa em plano de cena, o que provoca risos entre a equipa de filmagem.



O advogado tem que se ausentar e pede a Leonor para acompanhar a mulher ao hospital. Ela fá-lo, desconhecendo que a pessoa inanimada que acompanha é a própria mãe, que entretanto mudara de nome para fugir de uma tríade criminosa. Leonor desconhece igualmente que a rapariga presa na Tailândia é sua meia-irmã.

Os assistentes asiáticos – contratados a uma produtora de Hong Kong – despejam baldes de água pelo passeio, para simular o efeito da chuva. É necessário também aspergir os carros estacionados, molhar os arbustos, dar verosimilhança a toda a situação. “Prepare to roll!” - lança Joel Monteiro, o assistente de realização. E eis que os ajudantes atiram com os últimos baldes de água, para parecer que acabou de chover em Macau. Todos os técnicos saem de cena, os actores colocam-se em posição. “Water please! Acção!” Leonor caminha pachorrentamente ao longo da avenida, desloca-se em direcção à câmara que se move lentamente sobre carris, tira o telemóvel da carteira, aproxima-se um pouco mais da objectiva, atende a chamada, fala.

No templo de Pau King, dedicado à deusa taoista da justiça, Leonor procura encontrar as respostas para a questões que a trouxeram a Macau. Quer saber onde pára a mãe e encontra Eduardo, um macaense idoso que fala é simpático para com ela. Mas o seu comportamento altera-se abruptamente quando Leonor lhe diz que procura a mãe, chamada Laura. Eduardo expulsa-a do templo e fecha a porta com estrondo.

“Como é que ficou?”, pergunta Joel Monteiro, atento às indicações que o realizador lhe dá via rádio, a partir da régie instalada numa carrinha,. “Ok, one more!”, grita Joel Monteiro. Volta tudo ao princípio, os actores irão repetir o “take” três vezes antes do resultado ser considerado satisfatório. Uma cena que resultará em 10 segundos no pequeno ecrã demora mais de uma hora a gravar. É assim a televisão, uma indústria do faz de conta, tão pesada quanto cativante.
P.B. (Fotos de António Falcão)





A entrevista que fiz ao realizador de “Correntes” pode ser vista aqui.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share