19.4.09

MAIL de um amigo:
"Ainda não precebi como é que alguém ainda liga alguma coisa à lei de Moore. Isso é tão ridículo como alguém em 1900 dizer que daqui por 100 anos a maratona vai ser corrida em 15 minutos.
Para tudo há um limite - seja físiológico/ anatómico, seja físico (velocidade da luz ou da corrente eléctrica).
Obviamente quando se está no início do desenvolvimento de uma nova tecnologia (ou desporto) o crescimento é exponencial. Sim, ainda estamos no início da era da informação. Mas lá virá o tempo em que o progresso será lento. Quando, não sei.
Mas realmente em todas as épocas a humanidade tende a julgar que vive uma época de grande transformação, como nunca houve. Pronto, não há nada a fazer. Eu sou mais apologista da geração medíocre (como dizia um autor que agora não me lembro) - estamos algures no meio da evolução da humanidade.

Estamos a fazer grande progressos? Estamos a destruir o Planeta Terra? Estamos no climax da civilização, onde vamos decidir se irá ou não haver futuro?
Tretas...para vender livros e políticos!!!"


Resposta de outro amigo especialista em computação:
"A "lei" de Moore e' apenas uma observacao sobre a tendencia que se tem verificado nos ultimos 50 anos e que se espera que continue por pelo menos 10 anos onde o numero de transistores por circuito integrado duplica em cada 18-24 meses.

Ou seja, de uma forma simplista, os computadores daqui a 6 anos poderao fazer 8 vezes mais coisas do que os actuais, daqui a 8 anos poderao fazer 16x mais, daqui a 10 anos poderao fazer 32x mais. Sim, eu sei, tu sabes calcular potencias de 2.

Talvez nao tenhas reparado nalguns avancos tecnologicos recentes. Por exemplo, os novos BMW Serie 7 ja' conseguem avisar o condutor se existir um peao na beira da estrada, de noite e em tempo real. Googla e ve os videos que sao impressionantes. Outro exemplo e' o do desert challenge, quando ha' dois anos 4 equipas diferentes de universitarios construiram carros que conduziram dezenas e dezenas de kms durante 6 horas num ambiente de estradas de terra batida, com buracos e obstaculos. Sem condutor!

Nao consegues ver que se este tecnologia ja' existe hoje vai ser muito melhor daqui a 10 anos? Antes de fazeres 50 anos vao existir robots, independentes, a matar pessoas em cenarios de guerra. Think about it."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share