20.3.09

´É a primeira vez na minha vida que me vejo na contingência de escrever um epititáfio . Talvez seja um dos momentos mais dolorosos na profissão de jornalista. Ainda mais quando se trata de alguém que, em tempos, me foi próximo, como foi o João Mesquita. Conheci-o cedo, era eu adolescente, mas disso ele não se lembra. Lia-o nas páginas do Públio, encontrei-o depois no Fundão, em 1993, num encontro de jornaistas, promovido ainda era ele presidente do sindicato. Era também dele a assinatura da minha primeira carteira profissional. Mais tarde, em Coimbra, tornamo-nos, enfim, camaradas. Um dia, num par de semanas adolescentes em que me candidatei à Associação Académica, li a reportagem dele n'O Independente, e de mim não disse que era jornalista, era um amante do jornalismo. E aquilo ficou-me aqui! Mas não era um tipo a quem pudéssemos guardar rancor. Era tudo o contrário. "Só há uma pessoa a quem não dirijo a palavra", confidenciou-me uma vez. Era camarada, conselheiro, sempre disponível, a quem escutava e a quem recorri várias vezes, simplesmente pelo gosto da discussão, de beber copos, de amainar dúvidas, ou de estar com camaradas mais velhos. Coincidimos ainda em cumplicidades ideológicas e de amizades na então Política XXI. Ele era um jornalista da velha guarda e por isso, se calhar sobretudo por isso, eu o admirava - politizado, culto, insubmisso, polemista, critico, companheiro. Não se deixava domesticar. Como se compreende, estava sem jornal em Portugal, porque nas redacções hoje os lugares não estão para gente politizada, culta ou insubmissa. Talvez por isso, se calhar sobretudo por isso, eu serei cada vez mais o que ele disse de mim naquele dia: só um amante do jornalismo, nunca ainda um jornalista. Morreu ontem aos 51 anos, o João Mesquita. Toma lá um abraço pá, lá para onde fores, um abraço de Macau. Não sei dizer mais nada."

[Editorial de Carlos Picassinos, publicado no jornal Hoje Macau de 13-3-09]

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share