14.1.09

pensamentos do dia


QUANDO estou fora durante algum tempo - o tempo suficiente -, pensando no nosso país, quer-me parecer que há algo de doentio no modus vivendi português. Portugal é triste e deprime. Não julgo que tenha a ver com as pessoas: os portugueses são tão bons ou melhores do que os outros. A nossa história colectiva prova que revelámos qualidades humanas louváveis e não são os arrogantes do Norte nem os negligentes do Sul que nos ensinarão o que é civilizado. O problema não tem a ver com a qualidade das pessoas (embora a ignorância endémica leve a que muitos não tenham os recursos espirituais para saberem viver), tem mais a ver com um modo de vida perverso. E com a ignorância a que já aludi e a miséria, sua irmã.
Dito isto, se Portugal já é um fado, a terra dos doutores, onde por azar nasci, é-o ainda mais. Eis-me pensando em Coimbra, onde prevalecem a melancolia, a ausência, o imobilismo e até o desânimo. Gerações passam por lá nos seus anos de juventude, irresponsabilidade, promiscuidade e bebedeira. Por isso mesmo, levam da cidade recordações saudosas e turvas. Se é certo que muitos - mas cada vez menos, em termos de elites - por lá passam, quase ninguém permanece e nutre o local. Coimbra é mesmo a cidade mais triste que conheço. Sei que nunca mais lá quero viver. Mas, e eis o paradoxo, também sei que foi Coimbra que me deu quase tudo o que tenho ou tive: família, amigos, amores, conhecimentos, etc. O certo é que a vida não é a preto e branco e que só manobramos uma pequena parte do nosso destino.
Portanto, amo Coimbra e amo Portugal. Mas que se fodam ambos! E deste impasse não saio mais.

1 Comentários:

Blogger Black Rider disse...

Pois é... logo agora que já estava mais animado com a vida na nossa cidade, venho aqui, leio isto e... lá vai tudo pelo cano!! Olha, neste momento deprimo-me fortemente no velho café Tropical, a beber café estorricado, enquanto lá fora (acreditas?!) esteve mesmo quase a nevar!! Mas é como tudo aqui, fica-se pelo quase:) Meu caro, para escapar da cidade mais triste do mundo se souberes de algo por aí para alguém da minha área (leia-se poeta, músico dos Katacumba, etc.) não te esqueças de dar 1 toque.

Grande abraço!

20 de janeiro de 2009 às 22:13  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share