8.1.09

Comida saudável e café gourmet



CRISTIANA Figueiredo e Rui Alves já viviam em Macau há alguns anos e observaram que faltavam na cidade “espaços onde se cultive a cultura europeia de café, com boa música, bom ambiente boa comida, onde se possa estar, ler um livro, trabalhar um pouco”. A socióloga e o engenheiro viram nessa lacuna uma oportunidade para abrir uma loja que conciliasse a oferta de café e de chá com um pão variado e alguma pastelaria europeia. Ambos com espírito empreendedor, andaram algum tempo a estudar localizações possíveis para o projecto, juntaram-se com uma sócia chinesa e no dia 10 de Junho deste ano, “data muito simbólica para os portugueses”, abriram o Cuppa Coffee, equipado com sofás e cadeiras confortáveis, com capacidade para 40 pessoas. A filosofia da loja da Taipa passa por aliar chás e café a uma comida saudável (apenas refeições ligeiras e à base de pão e saladas, visto que não querem confundir-se com um restaurante) e a alguma pastelaria. Ali se podem comer, por exemplo salada importadas da Austrália, sandes de salmão com queijo francês, croissants, pastéis de nata (que vendem também para supermercados) e bolo de chocolate.
Os donos destacam também o café, 100 por cento arábico e cuja torrefacção é feita em Macau. Em 2009 irão diversificar a gama de chás e cafés: “Vamos dar mais ênfase à escolha e aos cafés de origem, as pessoas poderão escolher café da Colômbia ou da Etiópia, por exemplo, pois achamos que aqui há um espaço enorme para esse tipo de oferta”, diz Rui Alves. No fundo, “criar a experiência da degustação do café, tal como há provas de vinho também pode haver com o café”, complementa Cristiana. E dar igual importância à qualidade de bebidas e comidas: “Olha-se para o Starbucks, que eu admiro, e vê-se uma atenção enorme nas bebidas, que é o que lhes dá dinheiro, e muito pouca atenção nas comidas”, opina Rui. “É uma estratégia, mas acho que conseguir dar a mesma atenção ao café e à comida que vai bem com o café - pois não se pretende criar um restaurante – é uma fórmula ganhadora.”

Embora o casal calcule que 80 por cento da sua actual clientela seja estrangeira (principalmente inglesa), pretende que o espaço seja para toda a população de Macau e não só para expatriados e turistas.
Sempre com música ambiente e Internet grátis, o Cuppa Coffee funciona um pouco como café de bairro e tem criado uma rede de clientes, que ali gostam de relaxar um pouco, conversar e conhecer outras pessoas. Num quadro são disponibilizados alguns classificados para quem vende carros ou mobílias. Nem falta um cantinho para as crianças brincarem enquanto os pais saboreiam um café nas mesas ao lado. No estabelecimento são organizados também eventos privados e festas.
Este é o primeiro e único espaço Cuppa Coffee, até agora, mas os donos apostam bastante no branding e criaram um logótipo e uma marca que é facilmente identificável. O objectivo é expandir o conceito e criar um rede destes cafés em Macau e na China continental, onde, para Cristiana, “começa a haver lugar para este tipo de sítios porque a cultura do café entre os jovens chineses está a crescer”. Uma segunda loja poderá abrir já no primeiro semestre do próximo ano no centro de Macau, mas sem sala e na versão de take away.
Depois de Macau provavelmente irão abrir em Cantão, como conta a socióloga: “Cantão é uma cidade que me parece atraente, tem uma população já suficientemente grande de expatriados que gosta deste tipo de sítios. Para além disso está relativamente perto e não tem os custos de Xangai ou Pequim, por exemplo." PB



Cuppa Coffee
Rua Fernão Mendes Pinto, 104
Taipa - Macau

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