18.12.08

Artesanato urbano chega à cidade





AV
Ateliê é o nome do primeiro espaço na cidade dedicado aos objectos de artesanato urbano e abre oficialmente ao público para a semana, após cerca de um mês em período de instalação. Localizado em frente à Igreja de São Lázaro, num dos pontos mais pitorescos de Macau, o pequeno espaço foi criado por três sócias. "Isto surgiu porque aqui não há nada do género. Podíamos sempre trabalhar em casa para um público mais reduzido de amigos, mas preferimos esta solução”, conta Virgínia

Como o nome indica, o local funcionará na lógica de ateliê, ou seja, como uma espécie de oficina onde as artesãs vão burilando os seus trabalhos e respondendo às encomendas que recebem. E que já vão sendo muitas, refere ao Hoje Macau a designer gráfica Alcina, outra das sócias: “Muito engraçado é que os chineses entram e adoram. Encomendam malas, gostam de colares, de pulseiras. Depois há coisas que não sabem para que servem. Por exemplo metem na cabeça os abafadores dos bules, julgam que são chapéus.”

A génese do AV Ateliê radica na afinidade de gostos entre Virgínia e Alcina. As duas amigas gostam de fazer trabalhos à mão, de tecidos, de objectos de decoração para casa e de acessórios de moda. Ambas mães, estavam habituadas a fazer roupa original para os filhos usarem em ocasiões especiais, como o carnaval e o dia das bruxas. Costumavam também andar por Macau à procura de tecidos e de objectos antigos. A certa altura decidiram começar criar novas peças com mais regularidade e participar numa feira de São João. Os objectos apresentados pela dupla geraram curiosidade e elogios. Esse sucesso levo ao passo seguinte, que foi a abertura do ateliê, após terem encontrado um espaço indicado.



As portas estarão abertas ao público, embora sem o horário rígido do comércio. Mas o ateliê começa cada vez mais a ganhar a configuração de uma loja, repleta de objectos únicos. Uma caixinha de surpresas, onde não faltam as mais variadas bonecas, pregadeiras, colares e t’shirts. E objectos menos usuais, como forras para cadeiras. Sempre com muita cor e muita mistura de influências e tecidos chineses, indianos e portugueses. Mesmo os abat-jours e o armário expostos foram alterados através de trabalho de pintura ou de tecedura.

Para o futuro, um dos objectivos do AV Ateliê é a realização de workshops no espaço de pintura, ilustração trabalhos manuais. As sócias pretendem ainda alargar a actividade para outros objectos de trabalho, como a personalização de mobiliário, a forragem e pintura de tecidos e os domínios mais gráficos, como fotografias e postais. Falta também fazer vingar por cá o conceito de artesanato urbano, tal como já acontece no velho continente. “Na Europa o conceito de artesanato urbano já existe. Há imensas feiras do género e lojas que aceitam pôr à venda produtos que as pessoas fazem em casa”, comenta Virgínia. “Em Macau acho que as pessoas não estão muito educadas para consumir este produto. Gostam, acham imensa graça à cor e às coisas, mas não compram logo. Mas também temos uma cliente chinesa que já disse aos amigos que só quer coisas daqui.”PB





AV Ateliê
Rua Nova de S. Lázaro Nr.39A Macau
Tlm. 668847017
Email: av.atelier@gmail.com

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share