30.10.08

COMO conseguiu ter tal intensidade criativa nesse período, entre os 20 e os 30 anos, uma idade ainda muito verde?

Uma coisa que fiz desde cedo foi ler. Acho que li bem. Li bem no sentido de ter começado logo de acordo com o critério de ler livros que tivessem atravessado várias gerações. Se um autor resistiu a três ou quatro gerações de leitores é sinal de que o livro tem força. Fui sempre lendo mas o tempo de leitura foi aumentando até quase dominar parte da minha vida. Acho que é importante quando se é novo ler os clássicos - e quando digo clássicos não estou a referir-me aos gregos. A Montanha Mágica é um clássico, Dostóievski é um clássico. Curiosamente, não me lembro de ter uma fase de leitura muito fútil. Mas é evidente que leio agora melhor do que lia antes. O Nietzche tem uma frase muito interessante sobre os gregos, não se aplica a mim, que diz 'o que este povo deve ter sofrido para conseguir ser tão sábio'.


É preciso então sofrer para ser criativo?

Não, não poria as coisas assim. Às vezes dá a ideia errada que só tendo muitas experiências pessoais e passando por uma série de coisas é que se pode escrever. Aliás, o lugar comum de se dizer 'a minha vida não dava um livro', acho que é errado. Há pessoas que têm uma experiência de vida fabulosa, que já passaram por tudo e mais alguma coisa, e não conseguem escrever uma linha interessante. Pelo contrário, há gente como Fernando Pessoa, que teve a vida aparentemente mais entediante do mundo, mas tinha uma cabeça a funcionar: Ou seja, não tem nada a ver com as experiências ou com o sofrimento. Tem a ver como cada um de nós absorve as suas experiências. Para uma pessoa, pode ser necessário ir ao Tibete para absorver uma experiência, enquanto outra pode absorver igual intensidade estando num café a olhar para um casal que está a discutir - e entender tanto o ser humano como aquele que foi ao Tibete.


[excertos da entrevista do escritor Gonçalo M. Tavares ao Sol de 25/10/08]

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share