28.8.12

RECOMENDAM-SE vivissimamente as crónicas sobre comida e boa vida do Ricardo Felner, que tem um blogue com nome feliz: "O homem que comia tudo"


Etiquetas: ,

26.8.12

SOME things just don't change: ""No Viet Cong ever called me a nigger." (attributed to Muhammad Ali, 1966); "No one's ever asked to see my birth certificate" (Mitt Romney, 2012, touching on the discredited rumour that Barack Obama wasn't born in the US)

25.8.12

Etiquetas:

23.8.12

Cartoon no "The Sun"


Etiquetas:


inauguração rodrigo, originally uploaded by BARBOSA BRIOSA.
The Albergue SCM exhibition inaugurated on August 22 gathers fifty of the best cartoons that Rodrigo published in Portugal, on the weekly newspaper Expresso, and also in Macau, on the pages of the Portuguese daily Ponto Final. The topic varies from political and social issues to economical and environmental ones, such as the crowded demographics of Macau, the global warming experienced all around the world, the economic boom of modern day China and the last year tsunami in Japan.

22.8.12

CARTOONISTA Rodrigo de Matos põe Macau a pensar com "Humorália"

22 de Agosto de 2012, 00:30

Macau, China, 21 ago (Lusa) - O cartoonista português Rodrigo de Matos apresenta, a partir de quarta-feira, a sua primeira exposição individual em Macau intitulada "Humorália", na qual interpreta, através do humor, os "temas fortes e universais" da atualidade dos últimos dois anos.
A mostra inclui 50 trabalhos selecionados entre um acervo de mais de mil desenhos editoriais produzidos para o semanário português "Expresso" e para o jornal de Macau "Ponto Final", e abrange temas tão variados como a economia, o ambiente, saúde, educação ou tecnologia.
"A política está presente em todos os meus trabalhos, mas resolvi deixar de fora os cartoons em que a política era o tema central e optar por uma outra abordagem", disse à agência Lusa Rodrigo de Matos, ao explicar que a mostra "fala" dos problemas da Europa, do mundo e também de Macau.
Entre os trabalhos selecionados "haverá um ou outro 'cartoon' diretamente ligado a Portugal", admitiu, "mas o resto é ligado a Portugal enquanto país da União Europeia e país ocidental, e é a visão dos acontecimentos globais".
"Temos aqui cartoons que fazem sentido em Macau, sobre a atualidade em Macau, e cartoons sobre o mundo como ele é visto aqui. A maior parte foram feitos para o site do Expresso, mas são temas universais sobre aquilo que é a realidade internacional", concretizou.
Desde 2009 a viver em Macau, onde no ano seguinte se fez colaborador regular do jornal "Ponto Final", Rodrigo de Matos explicou à Lusa que o grande desafio "era tentar que a distância não atrapalhasse" a interpretação "da realidade por lá" [Portugal].
"Este casamento da cultura oriental com a ocidental ajudou-me a crescer como pessoa e a ter uma visão mais global do que a que eu já tinha", adiantou.
Rodrigo de Matos nasceu em Angola, viveu 15 anos no Brasil, formou-se em jornalismo em Coimbra, mas, ao cabo de seis anos a exercer a profissão em jornais como o "Público" e "Correio da Manhã", precisou de "explorar outra linguagem" e foi para Madrid estudar ilustração editorial.
"Foi essencial, foi o meu ABC da maneira correta e profissional de me exprimir artisticamente", resumiu.
Aos 37 anos, o artista residente em Macau confessa que "quase todas as secções dos jornais, do desporto à economia, já foram alvo de um cartoon" seu, e que hoje em dia está sobretudo interessado no debate sobre os "limites do humor e da liberdade de imprensa".
"Tenho aqui cartoons sobre temas fortes como o tsunami no Japão, a fome, o terrorismo, a guerra. E muita gente questiona-me se é válido fazer humor com coisas que fazem tanta gente sofrer. Mas será que fazer rir é desrespeitar o assunto ou uma forma de chamar a atenção para que se fale e se reflita sobre essas questões?", questionou.
A mostra de cartoons editoriais decorre no Albergue da Santa Casa da Misericórdia em Macau, no Bairro de São Lázaro, um dos que mantêm a traça colonial portuguesa, até 23 de setembro.
FV.
Lusa/ fim

Etiquetas: ,

20.8.12


Etiquetas: , ,

14.8.12

10.8.12

9.8.12

AT first glance, Hong Kong seems an enviable hub for bibliophiles: It’s home to a buzzing book fair, a well-regarded literary festival, two creative-writing programs and Asia’s most prestigious literary prize. But in terms of bookstores, it has so far lagged behind other Asian cities such as Tokyo, Taipei and even Bangkok. That may be about to change with the arrival of Eslite, a Taiwanese bookstore chain famous not only for an extensive collection of books but also in-house art galleries, cultural events, designer products and cafés.

Etiquetas:

8.8.12


70 anos de Caetano Veloso!



Etiquetas: ,

4.8.12

LI uma reportagem sobre o último e temerário voo para Da Nang durante a guerra do Vietname. Esta é uma grande reportagem televisiva:


E esta também, sobre a queda de Saigão:

Etiquetas: ,

3.8.12

Etiquetas:

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share