30.9.08


A beleza do jogo

Etiquetas:

29.9.08

pensamento do dia

Ó Célinha, vê se agradas!

26.9.08

Frida Kahlo


A coluna partida, Frida Kahlo, 1944


A fotografia é a acção imediata. O desenho, a meditação.


Henri Cartier Bresson



Reflection (self portrait), Lucien Freud, 1985



Lucien Freud

Etiquetas: ,

25.9.08

Etiquetas: ,

24.9.08

OS mestres nas faculdades e os seus carros de alta cilindrada falam da pobreza do mundo. Os mestres nas faculdades expõem sociologicamente a cura para os males deste mundo e do outro. Os mestres nas faculdades organizam colóquios, fumam e tomam café, viajam para lugares exóticos… em trabalho. Os mestres nas faculdades avaliam os alunos, vão aos jantares e escolhem o vinho. Os mestres nas faculdades desprezam o plágio, lêem Marx e Weber, Bauman e Richard Sennet. Os mestres nas faculdades vão ao teatro e aos bares in, desprezam o fado e as tradições. Os mestres nas faculdades e o paradigma teórico retórico nunca fumaram um charro. Os mestres nas faculdades nunca fumaram um charro, snifaram uma linha, levaram nos e com os cornos, pagaram para foder ou sequer foram fodidos numa espera de autocarro ou no centro de emprego.Os mestres nas faculdades desprezam a burguesia e falam da alta cultura. Os mestres nas faculdades e os seus carros de alta cilindrada falam da pobreza do mundo.

Ricardo M. Marques

Etiquetas:

23.9.08

pensamento do dia

22.9.08


Napoleão coroado imperador pelo Papa

O poder pode ser definido como a capacidade de fazer valer a sua vontade, mesmo contra a vontade dos outros, segundo Weber. Para Luckes, o poder faz com que os interesses de um prevaleçam e consiste também na habilidade de parar conflitos pela capacidade de evitar agendas oposicionistas. Emerge de três fontes:
*Acesso aos recursos
*Ocupação de certas posições sociais
*Papel de certos indivíduos enquanto agentes estruturadores da linguagem


Redacção da CNN

A política implica uma luta para ganhar acesso a certas posições-chave, o que garante o acesso a recursos usados em prol próprio, ou da comunidade. Envolve duas habilidades, a de manipular a máquina de produção de linguagem (os média) e a máquina de coerção.
Os média tornaram-se no mais importante recurso cultural do século XX, porque são centrais para a gestão da imagem. São legitimadores e, por isso, estratégicos para os que procuram o poder, ou procuram influenciar os que têm poder.

[meus apontamentos de Comunicação Política]

Etiquetas: ,

19.9.08

pensamento do dia

ROCK steady
A minha valsinha favorita:

18.9.08


TROPA de elite, osso duro de roer, pega um pega geral também vai pegar você

Tropa de Elite, filme de José Padilha, o realizador do excelente Ônibus 174 (que, curiosamente, começa a ser exibido hoje na SIC), com Wagner Moura, André Ramiro e Fernanda Machado.

Etiquetas:

17.9.08

pensamento do dia

"PENSA mal das pessoas, não te enganarás".
Cesare Pavese

15.9.08

SATISFAZ muito bem:

Pedro Jóia (talvez o artista actual mais próximo do grande Carlos Paredes)

Etiquetas: ,

12.9.08

pensamento do dia

ó sefachavor, era um café cheio sefachavor obrigado
SATISFAZ bem:
Os Da Weasel, que têm um historial de boas rimas. São uma espécie de Xutos do hip hop, suficientemente previsíveis para agradarem às massas e suficientemente criativos para encenarem o maior espectáculo de hip-hop português. Gostei bastante da projecção de imagens sincronizadas com o som. Nesse aspecto, melhor só tinha visto no célebre concerto dos Portishead na Zambujeira (1998) e no dos Rolling Stones em Coimbra (2003).

Não satisfaz (absoluta falta de swing):
Slogans revolucionários afixados pela festa, onde a propaganda comunista retrata de forma demagógica o capitalismo como o bicho-papão.

Exemplos de verdades feitas, entre muitos outros do género que poderia ter escolhido: "Exploração; opressão; miséria; guerra; fome: o capitalismo é isto!"; "Em Portugal e no mundo a história do capitalismo é um rasto de exploração, opressão, morte, miséria de milhões de seres humanos"; "Mais de 30 anos de políticas de direita: injustiça social, travão do desenvolvimento, retrocesso democrático, declínio social: mais de 30 anos de políticas de direita, de alternância entre PS, PSD, com ou sem CDS, sempre no mesmo rumo de injustiça social e declínio social"

Etiquetas: , ,

10.9.08

SATISFAZ bem (grande técnica de guitarra, só falta um cantor de blues pujante para ser excelente):
Krissy Matthews Band

Não satisfaz muito:
O livro com mais destaque na feira do livro era "Socialismo Traído", de Roger Keeran e Thomas Kenny, das edições avante!. A considerar pelo número de exemplares disponíveis e pela sua exposição em vários pontos da feira, é provável que a linha dura do partido se reveja nas suas teses. E quais são? Consistem na defesa saudosista do indefensável, como se pode ver pelo texto da contracapa, que cito: "Qual é o estado da sociedade soviética quando começou a perestroika? A URSSS enfrentava uma crise em 1985? A que problemas respondia supostamente a perestroika de Gorbatchov? Que forças favoreceram e que forças se opuseram à senda de reformas que conduziu ao capitalismo? Quando a reforma de Gorbachov começou a produzir o desastre económico e a desintegração nacional, por que não mudou Gorbachov de rumo, ou por que não o substituíram os outros líderes do partido comunista? Por que estava aparentemente tão frágil o socialismo soviético? Por que razão os líderes subestimaram tanto o separatismo nacional? Por que conseguiu o socialismo - pelo menos numa certa forma - sobreviver na China, na Coreia do Norte, no Vietname, em Cuba, ao passo que na União Soviética, onde aparentemente se encontrava mais enraizado e desenvolvido, não conseguiu durar. O desaparecimento da União Soviética era mesmo inevitável?"

Repare-se nas pérolas " por que não mudou Gorbachov de rumo, ou por que não o substituíram os outros líderes do partido comunista" e "por que conseguiu o socialismo - pelo menos numa certa forma - sobreviver na China, na Coreia do Norte, no Vietname, em Cuba". No primeiro caso, a interrogação tresanda a primavera de Praga. Na altura, como é lógico, Cunhal apoiou a invasão de Praga (como muitos anos depois foi o único líder comunista ocidental com alguma credibilidade a apoiar o golpe de Estado militar que tentou depor Ieltsin e instalar um regime revanchista na Rússia). No segundo, deduzo que, como já afirmou Bernardino Soares, o comité central do PCP considera a Coreia do Norte como um exemplo socialista (aliás, no espaço internacional da festa do avante havia uma banca do partido dos trabalhadores da Coreia do Norte). Nem vale a pena dizer mais nada quanto às palas ideológicas destes "camaradas"...

Etiquetas: , ,

9.9.08

as notas do prof. barbas na festa do avante

SATISFAZ muito bem (têm swing, e ainda por cima são de coimbra):


satisfaz bem (parece-me que têm swing):

Etiquetas: ,

8.9.08

Visions Mag

POEMA meu na revista Visions, uma nova publicação sobre cultura urbana.

Etiquetas:

5.9.08

pensamento do dia

COM enfado um gelado no mercado

a relevância das próximas eleições nos EUA



Mais argumentos interessantes sobre a convenção Republicana no Estado Civil, de Pedro Mexia.

Etiquetas:

4.9.08

our favourite girl


SCARLETTJohansson é a diva do momento. Sendo muito mais actriz do que cantora (ninguém é perfeito), a belíssima norte-americana teve um gosto refinado na escolha das canções do seu primeiro álbum, chamado Anywhere I Lay My Head. Grande homenagem a Tom Waits.


clothed is sexier than naked...

Etiquetas: ,

3.9.08

pensamento do dia

MADUREIRA oh yeah!

2.9.08

Veneza afunda-se progressivamente



A situação geográfica de Veneza – fica no meio de uma laguna, ou seja, uma bacia de água separada do mar apenas por uma restinga de areia – fez com que, ao longo dos tempos, se tenha vindo a afundar progressivamente. É um problema anterior ao do buraco na camada de ozono, mas deve-se também à acção do Homem. A extracção de água do subsolo da cidade – praticada durante séculos – provocou a sua gradual compactação e a consequente subida do nível das águas. A partir das grandes cheias de 1966 essa prática de extracção de águas foi proibida. A construção de um sistema de diques nas entradas da laguna tentou impedir o alagamento da cidade pelas marés altas, denominadas “acque alte”. Mas nos meses de Novembro e Dezembro a cidade continua a viver ao ritmo dessas fortes marés. Existe mesmo um alarme sonoro que alerta para as inundações.

A utilização de diques é um método ancestral praticado em Veneza, que foi edificada sobre fundações de estacas de madeira enterradas no lodo da laguna. Remonta à Idade Média a preocupação de desviar os rios que transportam aluviões da laguna e de reforçar diques no cordão de areia que separa a cidade do Adriático. Em termos de ligações ao continente, existe desde 1846 uma ponte ferroviária de 3,6 quilómetros e, desde 1933, uma ponte rodoviária.
[Fugas, 2001]

Em Macau: Em Lisboa:
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from BARBOSA BRIOSA. Make your own badge here.
Bookmark and Share